A Gestalt-terapia é uma abordagem psicológica que acredita no potencial humano, na mudança e no crescimento, e enxerga a vida como um processo, em constante movimento, que se atualiza sempre.

ampliação da percepção

Gestalt é uma palavra alemã que significa “forma”, “configuração”. Para essa
abordagem cada pessoa tem uma forma única de perceber as coisas que é resultado de suas experiências e relações. O terapeuta irá ajudar a ampliar a percepção da pessoa para que ela perceba o que está acontecendo, e a partir daí possa fazer novas escolhas, e criar novas possibilidades de vida.

sintoma

Quando há um sintoma, como ansiedade, fobia, depressão, entre outros, a Gestalt-terapia entende que isso é apenas uma parte do sujeito. O sujeito não se resume ao seu sintoma, ele é um todo, constituído por suas qualidades, habilidades, história, medos e expectativas. O sintoma foi a melhor forma que a pessoa encontrou de estar no mundo naquele momento, diante das suas possibilidades, mas que pode ser ressignificado e atualizado, desenvolvido e melhorado.

sofrimento/ gestalt aberta

O sofrimento se relaciona com situações inacabadas, que a pessoa busca resolver a fim de se livrar da tensão que ocupa sua energia. O Gestalt terapeuta procura incentivar a pessoa a fechar Gestalts abertas. Gestalts abertas são situações inacabadas, que geram conflitos e sintomas desconfortáveis, sem que a pessoa tenha consciência disso.

liberdade/responsabilidade

O gestalt terapeuta irá acompanhar a pessoa no processo de assumir a
responsabilidade pelo seu comportamento, pelos seus pensamentos e suas emoções, mesmo que sejam negativos. A responsabilidade de si mesmo gera um maior senso de liberdade e autonomia na pessoa. Dessa forma, ela adquire uma maior capacidade de assumir os seus erros e aprender com eles.
responsabilidade sobre o próprio bem estar.

O gestalt terapeuta busca incentivar e aumentar o apoio que a pessoa oferece a si mesma, para que a ela tome consciência da sua responsabilidade sobre o próprio bem-estar psicológico.

a importância do vínculo terapêutico

Diversos estudos demonstraram que a relação terapeuta-cliente, baseada em empatia, vínculo e confiança, é um fator decisivo no sucesso de um processo psicoterapêutico.

A Gestalt-terapia é uma abordagem que considera a própria relação terapêutica como sua maior técnica e sua principal ferramenta de trabalho. Dessa forma, o terapeuta caminha junto com o paciente, apoiando suas escolhas e necessidades genuínas, buscando seu crescimento e amadurecimento.

papel do terapeuta gestalt-terapia

O papel do Gestalt terapeuta é acolher, compreender e oferecer apoio ao paciente. O terapeuta busca ajudar a pessoa a se dar conta dos seus potenciais, qualidades e habilidades e utilizá-los de maneira criativa. O terapeuta irá ajudar à pessoa a por em prática um plano de ação para fechar gestalts abertas, solucionar conflitos, e eleger prioridades através da hierarquia das necessidades. Dessa forma, a pessoa recupera seu equilíbrio psíquico, físico e emocional e encontra uma nova forma de viver.